segunda-feira, 30 de abril de 2012

Feriado chegando



Segunda-feira e amanhã tem feriado do trabalho....
Desejo aos amigos que estão trabalhando um ótimo dia e quem está em ritmo de feriadão, excelente descanso.

sábado, 28 de abril de 2012

Final de semana com feriado

Gente, que chuva, que frio! Vontade de ficar em casa, debaixo do cobertor, com uma xícara de chá e pão de queijo quentinho, concordam?
Desejo a todos um ótimo sábado.
Tenham muita alegria e paz no dia de hoje.




sexta-feira, 27 de abril de 2012

Domésticas são mais de 7 milhões no país e ainda buscam ampliar garantias trabalhistas



Uma em cada cinco brasileiras (19,7%) que fazem parte do população economicamente ativa é trabalhadora doméstica. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009, mostram o peso da categoria, que soma 7,2 milhões de trabalhadores, mas segue marginalizada e sem a garantia de alguns direitos trabalhistas.
“No mundo todo, são 53 milhões de trabalhadores domésticos. Mas esse número é subestimado porque, na maioria dos casos, é um trabalho que se exerce de maneira invisível, informal e fora das garantias da legislação trabalhista”, aponta Laís Abramo, diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.
Integrantes de entidades que representam essas profissionais se reuniram em Brasília para analisar a situação da categoria, em comemoração ao Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, celebrado hoje (27). Um dos temas discutidos foi a Convenção Internacional sobre o Trabalho Decente para Trabalhadores Domésticos, aprovado em junho de 2011 pela OIT. O documento, que precisa agora ser ratificado pelos países-membros, prevê a aprovação de leis que garantam mais direitos à categoria. Até o momento, apenas o Parlamento do Uruguai confirmou a adesão.
“O Brasil já tem uma legislação relativamente avançada em comparação a outros países. Mas existem direitos que os outros trabalhadores têm que as domésticas não têm, entre eles uma jornada claramente delimitada. A convenção reforça a questão da valorização do trabalho doméstico e de que elas são membros da classe trabalhadora como qualquer outro”, explica Laís.
A ministra Eleonora Menicucci, chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, disse que é um compromisso da presidenta Dilma Rousseff ratificar a convenção, mas antes é preciso aprovar leis que ampliem alguns direitos da categoria. “Eu não trabalho com a possibilidade de o Brasil não assinar a convenção”, disse. O governo federal criou um comitê para discutir as estratégias para enviar e aprovar o acordo no Congresso Nacional.
Um dos principais problemas que os trabalhadores domésticos enfrentam no país é a informalidade. Dados apresentados pela OIT indicam que menos de 30% das domésticas têm carteira assinada e, segundo Laís, boa parte ainda recebe menos do que o salário mínimo.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mais de 1 milhão de paranaenses devem receber vacina contra gripe



Entre os dias 5 e 25 de maio o governo do estado pretende vacinar 1,3 milhão de pessoas contra gripe nas mais de 2 mil unidades de saúde. O número corresponde a 80% dos paranaenses considerados mais sujeitos a contrair a doença.
No grupo que está mais propício a contrair a gripe estão gestantes, crianças de seis meses a 2 anos e adultos maiores de 60 anos, além de indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza.
As vacinas são para proteger contra os três tipos de vírus mais comuns no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) sazonal e influenza B.
As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacinação deverão receber a vacina em duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira). Já as que receberam as doses na campanha passada e os demais grupos serão imunizados com apenas uma dose.
A imunização só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.
Cuidados:
• Higienize as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;
• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;
• Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);
• Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;
• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;
• Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;
• Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;
• Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;
• Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;
• Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Na Rio+20, indígenas brasileiros e latino-americanos cobrarão ações das autoridades da região



Indígenas brasileiros e de outros países latino-americanos vão cobrar ações estratégicas dos governos para o movimento que representam durante a Conferência Rio+20, de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro. A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) espera reunir 1.200 indígenas latino-americanos, dos quais cerca de 800 brasileiros.
Caso a previsão se confirme, será o maior encontro indígena internacional de todos os tempos, segundo a entidade. Três temas terão destaque nas conversas, no período de 17 a 22 de junho, quando os grupos indígenas estarão reunidos no Rio.
"Estamos nos articulando para que o mundo nos ouça, por meio de estratégias de comunicação e da internet. Não estaremos tanto na agenda oficial [da Conferência Rio+20], mas estaremos em salas, em palestras, divulgando a nossa causa", disse o coordenador-geral da Coiab, Marcos Apurinã.
Os temas propostas para discussão, segundo os líderes indígenas, são as estratégias para a demarcação de terras, formas de pressionar os governos nacionais a aplicar a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que determina consulta aos indígenas quanto a obras ou políticas que possam afetá-los, e o modelo de desenvolvimento nos países da região, que inclui grandes obras.
Para abrigar todos os indígenas, será erguido no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio, um acampamento com 32 tendas, que terão estrutura para refeições, para a montagem de redes e banheiros. Haverá linhas de transporte gratuitas entre o acampamento e a conferência, na Barra da Tijuca (zona oeste da cidade).

terça-feira, 24 de abril de 2012

Rose Cavalli e União das Mulheres reivindicam na Câmara por Delegacia especializada


A vice-prefeita de Colombo, Rose Cavalli, esteve juntamente com a União das Mulheres de Colombo na sessão solene, realizada em 24 de abril, na Câmara Municipal de Colombo reivindicando por uma Delegacia da Mulher no município. Na ocasião, a presidente da União das Mulheres, Gisele Silva, entregou o abaixo-assinado protocolado, ao presidente da Casa de Leis, Onéias Riberio de Souza, que realizou durante a sessão plenária a citação do documento e se comprometeu a ir solicitar ao Governador do Paraná, Beto Richa a instalação da delegacia especializada e agradeceu a presença das mulheres do movimento.
Rose Cavalli  destacou a importância da mobilização da União das Mulheres para que Colombo tenha uma Delegacia da Mulher que atenda àquelas vítimas de violência e maus tratos em todo o gênero como: violência intrafamiliar, violência doméstica, violência física, violência sexual, violência psicológica, violência econômica ou financeira e violência institucional", disse Cavalli.
"Atualmente,não existem mecanismos para combater este tipo de crime na região, e uma polícia sobrecarregada como a nossa não consegue oferecer proteção eficaz a esta enorme e crescente população entre mulheres sem ter tal propósito como seu foco. Esta mesma Polícia hoje não se encontra preparada para combater as peculiaridades inerentes à proteção da mulher, ficando as mesmas constrangidas e discriminadas. A criação de uma delegacia com este caráter exclusivo, de proteção ao crime contra a mulher, corresponde aos anseios de uma grande parte da população", explica Gisele Silva.
O Município de Colombo conta com uma população de 253.000 de habitantes, sendo 120.000 mil do sexo masculino e 133.972 do sexo feminino, sem nenhuma assistência. 
"Infelizmente, fui uma vítima de violência física e sexual, cometida pelo meu ex-marido, na época não tive retorno imediato, me senti humilhada ao ir procurar a Delegacia comum. Faço parte da União das Mulheres e estou junto nessa luta em prol de uma delegacia da Mulher em Colombo", desabafou Mariangela dos Santos.
Conforme a Lei Maria da Penha, número 11.340, os Municípios com mais de 60 mil habitantes devem ter Delegacia especializada para as mulheres. A Lei foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de agosto de 2006; dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.
A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

Segundo dados de testemunhos Colombo faz uma média de 10 mulheres por dia vítimas de violência. Por isso, a União das Mulheres de Colombo pleitea a organização de um Setor Especializado no Atendimento de Ocorrências sobre Crueldade Contra as mulheres (delegacia da Mulher), no município. Acreditamos que a simples criação de uma delegacia como esta, ora proposta produziria tão forte impressão sobre todos, certamente resultaria em uma queda expressiva das ocorrências nessa esfera da criminalidade.
A União das Mulheres de Colombo está coletando assinaturas num abaixo-assinado pedindo a instalação da Delegacia da Mulher, para que atenda as mulheres vítimas de violência e maus tratos.
Venha você fazer parte dessa mobilização.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pedofilia é tema da palestra


Hoje (23), a sargento Tania Guerreiro realiza palestra sobre pedofilia, no auditório da Regional Maracanã. 
A palestrante é conhecida nacionalmente pela luta contra a pedofilia, leva o assunto à diversas cidades do Brasil.
A sargento Tania Guerreiro está atuando na área de pedofilia há 29 anos. Foi coordenadora da área de desaparecidos do Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida do Paraná por 16 anos. Atuou no Mutirão de sexualidade da Secretaria Estadual de Educação. Há 16 é Comissária (voluntária) do menor. Tem 20 anos de atuação no serviço reservado da PMPR.

domingo, 22 de abril de 2012

Quando eu quero falar com Deus ...



Amigos nesse Domingo, desejo a todos um excelente dia com muita paz e amor. Quero compartilhar essa linda oração na música Quando eu quero falar com Deus de Padre Marcelo Rossi.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Poetisa Colombense é destaque em Concurso Literário Internacional


Em sua trigésima quinta edição, o Concurso Internacional Literário da Editora AG de São Paulo registrou a participação destacada de uma poetisa e escritora brasileira, entre franceses, espanhóis e portugueses, além é claro, de vários outros aqui
do país. Inscrita nas categorias Crônicas e Poesias, do concurso assinado por Arnaldo Giraldo, a professora colombense Leila Purcote ainda aguarda o resultado da categoria Poesias, mas já pode comemorar a ótima posição entre tantos concorrentes que neste ano registrou mais de 600 trabalhos inscritos.
Professora do município de Colombo desde 1978, a escritora vem se tornando a principal referência literária para a cidade com conquistas importantes não só nas poesias e contos. Leila Purcote tem registrado importantes intervenções na área educacional como consultora principalmente depois que se tornou atuante junto ao Unicef.
Capacitada para atuar nas áreas de Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar, Atendimento de Orientação Educacional, elaboração de programas e projetos educacionais, avaliação de programas pedagógicos, Formação de professores, Pesquisa educacional, avaliação e análise de projetos sociais, Parecerista de textos literários (de memória, opinião e poesia), ministrar aulas de língua portuguesa e séries iniciais do ensino fundamental, oficinas de produção de textos, palestras para professores e pais. Com esta vasta área de possibilidades de atuação, a representante é incansável defensora da escola pública de qualidade e da busca do comprometimento maior dos profissionais da educação.
O Conto classificado neste concurso teve como tema “A Importância da Família no Futuro dos Filhos” e demonstra mais uma face desta “literata” que em todos os momentos mostra o orgulho da sua família e durante esta entrevista fez questão de destacar sua atuação maior como esposa dedicada do pedagogo Eurico Purcote, mãe das três filhas, a Zuleika, Aline e Maria Cristina, avó dos dois netos Guilherme e Gustavo e sogra de Narcelis, Tel Osmair e Anderson. Esta é segundo ela, a base da realização de qualquer pessoa, ou seja, a família em harmonia colabora para a sociedade em equilíbrio.
Formada em letras Português e Inglês, Pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar, a professora Leila é atualmente a diretora da Escola Municipal Jucondo D’Agostin no Parque do Embu e possui uma extensa lista de serviços prestada à sociedade colombense e à educação do nosso estado com vários prêmios e homenagens recebidas de organizações governamentais e não governamentais.

(fonte Jornal de Colombo)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ministério vai investir R$ 505 milhões em unidades de tratamento contra o câncer no SUS



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a pasta vai investir cerca de R$ 505 milhões na rede de unidades oncológicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos serão aplicados em infraestrutura (R$ 325 milhões) e na compra de aceleradores lineares, equipamentos usados para radioterapia (R$ 180 milhões).
A previsão, de acordo com o ministério, é que nos próximos cinco anos sejam adquiridos 80 aceleradores lineares, expandindo o acesso ao tratamento para mais 28.800 pacientes ao ano.
Padilha explicou que a produção nacional desse tipo de equipamento só será possível com a futura instalação de uma fábrica no país, programada para entrar em atividade apenas em 2015.
“Hoje não existe nenhuma fábrica que produza acelerador linear no nosso país e [há] pouquíssimos fornecedores mundiais – na verdade, apenas dois grandes e outros de menor escala”, disse. “Isso fará com que a produção de equipamentos também seja cada vez mais sustentável, gere inovação tecnológica e empregos no nosso país”, completou Padilha.
As obras e os novos equipamentos devem ampliar tecnologicamente 48 unidades oncológicas que já oferecem radioterapia, além de criar mais 32 serviços. O objetivo, de acordo com o ministro, é reduzir a desigualdade no acesso aos serviços de radioterapia, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste e no interior do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste.
Atualmente, 135 dos 269 hospitais habilitados em alta complexidade em oncologia no SUS oferecem serviços de radioterapia. Há ainda 13 serviços fora de hospitais. Ao todo, a rede pública responde por 75% de todos os serviços no país voltados para essa área.
Apenas este ano, foram identificados 260 mil casos de câncer em mulheres, dos quais 27% são de mama e de colo do útero. O combate a esses dois tipos de câncer é considerado prioridade pela pasta.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bom dia...um dia de realizações



Quarta-feira... agenda cheia... 
Que Deus abençoe a cada um de vocês, encha-os como a graça de uma criança, e que seja um dia de realizações. 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Movimentos sociais querem incluir a felicidade na agenda da Rio+20



Entidades da sociedade civil internacionais e brasileiras estão se mobilizando para inserir o tema felicidade na agenda de debates da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20,  que ocorrerá no Rio de Janeiro, em junho próximo.
Essa inserção, entretanto,  tem um propósito específico, segundo afirmou o criador do movimento não governamental Mais Feliz, Mauro Motoryn. “Mais do que a medição de um índice, [queremos] é o estabelecimento de políticas públicas baseadas na felicidade do cidadão”, declarou.
O tema será abordado pelo Senado, no próximo dia 26, em  audiência pública a ser realizada pela Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas, que integra a Comissão de Relações Exteriores. Participarão do evento o Movimento Mais Feliz, a Fundação Getulio Vargas e representantes de entidades da sociedade civil envolvidas com a Rio+20.
A proposta de transformação da felicidade em política pública está tramitando no Congresso Nacional por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 19/2010, cujo relator é o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Mauro Motoryn acredita que a  PEC irá a plenário até o início de junho.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Publicada lei que declara Paulo Freire patrono da educação brasileira



Diário Oficial da União publica hoje (16) a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. O projeto de lei foi aprovado no início de março pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa, por unanimidade.
Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído.
Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.
Texto: Talita Cavalcante

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aluno com renda superior a 20 salários mínimos não pode fazer Fies



Uma portaria do Ministério da Educação (MEC) estabelece um teto máximo de renda familiar para pedir financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). De acordo com o documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), estudantes com renda familiar bruta maior de 20 salários mínimos não poderão mais participar do programa.
Antes, para receber o Fies, o estudante tinha apenas de provar que o pagamento da mensalidade em uma instituição de ensino superior comprometia gravemente a renda familiar. Agora, além disso, a portaria exige que a renda familiar do aluno não supere o limite estabelecido.
Pelas regras antigas, estudantes que tinham 60% ou mais da renda comprometida com os gastos acadêmicos podiam requisitar 100% de financiamento. Entre 40% e menos de 60% da renda comprometida, o financiamento abarcaria 75% da mensalidade. Com mais de 20% e menos de 40% da renda familiar comprometida, o financiamento seria de 50%.
Agora, além de comprovar o comprometimento da renda familiar, para conseguir 100% do financiamento o estudante tem de provar que a renda familiar bruta da sua família não ultrapassa 10 salários mínimos. Para conseguir a cobertura de 75% e 50% dos gastos, 15 e 20 salários mínimos, respectivamente.
O programa financia a mensalidade de estudantes em instituições particulares de ensino superior. O aluno só começa a pagar a dívida depois da formatura. O financiamento pode ser solicitado em qualquer etapa do curso por meio do portal do Fies. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os agentes financeiros do programa.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Inauguração da Central de Valorização



Agora pela manhã solenidade de Inauguração da Central de Valorização de Materiais Recicláveis da Rede Solidária de Associação e Cooperativas de Catadores de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, no município de Pinhais.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Aborto de anencéfalos qual sua opinião?



O julgamento que decidirá se mulheres poderão interromper a gestação de fetos anencéfalos será retomado hoje (11), pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros vão analisar ação ajuizada em junho de 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que defende a descriminalização do aborto nesses casos.
A análise do mérito da ação será iniciada com a apresentação de parecer sobre o caso, pelo relator, seguida da manifestação na tribuna do advogado da CNTS, do voto do relator e, por fim, do voto dos demais ministros. O ministro Antonio Dias Toffoli pediu para se abster da votação. "Em virtude de minha atuação nos autos na qualidade de advogado-geral da União, declaro meu impedimento para atuar”.
Na ação, a CNTS defende que existe ofensa à dignidade humana da mãe, uma vez que ela é obrigada a carregar no ventre um feto com poucas chances de sobreviver depois do parto. O argumento é que a permanência do feto anencéfalo no útero da mãe é “potencialmente perigosa” em função do elevado índice de mortes ainda durante a gestação, o que “empresta à gravidez um caráter de risco”.
Em julho de 2004, o ministro Marco Aurélio Mello concedeu liminar para autorizar a antecipação do parto a gestantes que identificaram a deformidade dos fetos por meio de laudo médico. Na época, o ministro alegou que, “diante de uma deformação irreversível do feto, há de se lançar mão dos avanços médicos tecnológicos, postos à disposição da humanidade não para simples inserção, no dia a dia, de sentimentos mórbidos, mas justamente para fazê-los cessar”.
No mesmo mês, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu a cassação da liminar ao STF, mas o pedido foi negado. Em setembro de 2004, o então procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, entrou com uma petição na Corte questionando se o caso seria de competência do STF ou do Congresso Nacional.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Falta de exercícios físicos afeta equilíbrio, agilidade e reflexo das mulheres



A falta de exercícios físicos afeta o equilíbrio, a agilidade e o reflexo das mulheres com mais de 70 anos. Isso é o que apontou um estudo inédito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, feita em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).
Segundo Sandra Matsudo, coordenadora da pesquisa, o resultado do estudo demonstrou que as mulheres sedentárias apresentam mais dificuldades de executarem atividades simples e correm mais risco de adquirir doenças. A prática de atividades físicas, tais como uma caminhada diária de 30 minutos ou até mesmo a utilização de escadas no lugar do elevador, aumenta a qualidade de vida, reforçou a pesquisadora.
O estudo acompanhou cerca de 300 mulheres, com mais de 50 anos, todas sedentárias. Elas foram divididas em dois grupos: um que reunia mulheres entre 50 e 59 anos de idade e outro, mulheres com 70 anos ou mais. Estas mulheres foram submetidas a vários testes físicos, que demonstraram, por exemplo, que a falta de exercícios afeta principalmente o equilíbrio.
Ao serem submetidas a um teste de equilíbrio com duração de 30 segundos, as participantes que tinham entre 50 e 59 anos conseguiram manter-se equilibradas por 24 segundos. As entrevistadas que tinham mais de 70 anos, submetidas ao mesmo teste, mantiveram o equilíbrio por cerca de 13,40 segundos, uma queda de 78,8% na capacidade de equilíbrio.
O estudo mostrou também que o sedentarismo na terceira idade compromete a agilidade. Ao participarem de um exercício de locomoção, que exigia caminhar por um curto trajeto, as entrevistadas entre 50 e 59 anos fizeram o percurso em 2,5 segundos. Já as mulheres com idade superior a 70 anos fizeram o mesmo percurso em 3,11 segundos, o que apontou mais dificuldade no ato de caminhar.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Colheita do pinhão é liberada a partir do dia 15 de abril


A colheita do pinhão será permitida no Paraná a partir do dia 15, conforme normas estabelecidas pelo Instituto Ambiental do Paraná na portaria nº 047/2012. O objetivo é garantir a reprodução da araucária, árvore ameaçada de extinção, que ocorre entre os meses de junho e abril.

Segundo o documento, o depósito, comércio ou transporte do pinhão está proibido antes do dia 15. A pessoa flagrada em uma dessas situações estará sujeita a responder processo administrativo e processo criminal, além de receber auto de infração ambiental. A multa é de R$ 300 para cada 60 quilos do fruto. Também está proibido o abate dos pinheiros nativos e plantados nos meses de abril, maio e junho.

A novidade da portaria é a liberação do corte das araucárias para construções em áreas consolidadas ou que representem risco de danos pessoais e/ou materiais e interesse social e/ou utilidade pública – quando devidamente autorizado pelo órgão ambiental.

O Paraná criou a lei n° 11.054, de 14 de janeiro de 1995, com o objetivo de proteger a árvore que é símbolo do Estado. Por ter uma madeira de boa qualidade, a araucária foi explorada pela indústria madeireira durante muitos anos, antes da legislação estadual. Hoje, as florestas de araucárias em estágio avançado, com boa qualidade de preservação, cobrem menos de 1% do território paranaense.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Feliz Páscoa



Amigos, desejo a todos uma excelente Páscoa cheia de paz, amor, união. Que essa Páscoa seja o momento de renovar, mudar e crescer. Tenham todos um feriado e até segunda-feira.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Agenda cheia....


Desejo que seu dia seja abençoado, carregado de conquistas que farão a sua vida sempre melhor! 
Hoje agenda cheia. Agradeço os convites que recebi das escolas municipais e das igrejas para prestigiar as atividades em comemoração a Páscoa. 
Desejo desde já uma Feliz Páscoa!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Rio+20 precisa ser referência mundial sobre desenvolvimento sustentável



A presidenta Dilma Rousseff determinou a todos que se empenhem na divulgação e organização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro. O assunto é tema principal em todas as discussões de ministros e secretários no Brasil e no exterior. A proposta é transformar o evento em referência mundial na defesa do meio ambiente com desenvolvimento sustentável e inclusão social.  
Na semana passada na Índia, Dilma aproveitou a 4ª Cúpula do Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul) para convidar todos os presentes para a Rio+20. Paralelamente, autoridades que participavam, na Argentina, de uma conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) destacaram a necessidade de todos comparecerem ao evento no Rio.    
Os temas centrais da Rio+20 são a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Os organizadores esperam que todos os 193 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) enviem participantes.
Nas discussões sobre a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, o destaque será a execução de programas sociais de transferência de renda no Brasil. Em seus discursos, Dilma vem destacando que a chamada economia verde deve ser associada ao desenvolvimento sustentável e à erradicação da pobreza.
Para especialistas, a conferência deve confirmar que os resultados dos esforços conjuntos só ocorrerão se houver atividades e programas que atendam às diferentes realidades dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Em relação à estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável, os debates devem envolver os principais pilares - econômico, social e ambiental. Nos últimos anos, líderes políticos estimulam as discussões sobre as possibilidades de por em prática programas voltados ao desenvolvimento econômico, ao bem-estar social e à proteção ambiental, organizados de forma conjunta,  atendendo às metas do desenvolvimento sustentável.
Nas propostas já apresentadas estão a reforma da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável (CDS), cujo objetivo é a execução das metas fixadas há 20 anos, na Rio-92. Também há recomendações para reformas nas instituições ambientais internacionais, pois vários líderes políticos argumentam que é necessário fortalecer o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
A ideia é assegurar propostas que garantam o aumento dos recursos disponíveis ao Pnuma para a implementação de projetos em países em desenvolvimento. A reforma da estrutura do Pnuma deve considerar o equilíbrio entre as questões sociais, econômicas e ambientais. Políticos, especialistas, organizações não governamentais, integrantes de comunidade indígenas, quilombolas e ribeirinhos, entre outros, estarão presentes.
As discussões da Rio+20 ocorrerão em locais distintos da cidade do Rio de Janeiro. Os políticos se concentrarão no Riocentro, na Barra da Tijuca; especialistas, pesquisadores e a sociedade civil vão se alternar em debates no Aterro do Flamento, na zona sul da cidade, e no Porto, no centro da capital fluminense.
Texto: Graça Adjuto

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Autismo atinge mais os meninos




Hoje é o dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas e serve como alerta ao tratamento, aos problemas e os direitos do paciente portador da doença.
A desordem neurobiológica que compromete o desenvolvimento típico do indivíduo afeta cada criança de forma única. “O autismo faz parte dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. Além dele, encontramos o Transtorno de Asperger, os Transtornos Desintegrativos da Infancia, a Sindrome de Rett e os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Sem Outras Especificações (TID/SOE). Estudos mais recentes comprovam que os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento acometem principalmente os meninos numa proporção de três a cinco meninos para uma menina”, explica a fonoaudióloga e sócia do Instituto PRIORIT, Aline Kabarite, que assiste os autistas no Rio de Janeiro.
Os sintomas podem variar tanto na qualidade quanto na intensidade, comprometendo a capacidade de socialização, comunicação e imaginação, a chamada tríade. “Também podemos encontrar desde o retardo mental severo à inteligência normal, com evidencias de altas habilidades em algumas áreas, comparados à população geral”, conta Aline.
Porém, existem tratamentos disponíveis em todo o Brasil. A exemplo disso, o Instituto PRIORIT usa a fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, neuropsicologia, terapia ocupacional, teatro, judô, capoeira, artes, artesanato, canto, música, sala de aventura foco motor, sala de aventura foco social e sala de aventura foco pedagógico e treinamento de habilidades sociais. “Temos também atendimento médico na área de psiquiatria e neuropediatria com profissionais especializados”, completa a fonoaudióloga. O importante, segundo a especialista, é ficar atento. A intervenção precoce é fundamental.
No Brasil a data será lembrada com a iluminação em azul (cor definida para o autismo) de vários monumentos, como o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembleia Legislativa (em São Paulo), a torre da Unisa do Gasômetro (em Porto Alegre), o prédio do Ministério da Saúde (em Brasília) e muitos outros locais. A ideia é destacar os pontos importantes do país para chamar a atenção da sociedade, poder falar sobre autismo e levantar a discussão a respeito dessa síndrome.

domingo, 1 de abril de 2012

Contribuinte tem 30 dias para entregar a declaração do Imposto de Renda



Os contribuintes têm trinta dias para entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. O prazo, que começou no dia 1º de março, terminará às 23h59m59s (horário de Brasília) do dia 30 de abril para quem utilizar a internet. Quem fizer a declaração em disquete de computador deverá obedecer ao horário de funcionamento das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
O programa gerador do documento está disponível na página da Receita Federal na internet . O contribuinte deve baixar ainda o Receitanet, aplicativo para a transmissão dos dados, disponível no mesmo endereço.
A maior preocupação do supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, continua sendo a demora na entrega. Adir avalia que, como em todos os anos, a maioria deverá enviar os dados nos últimos dias. No ano passado, 20% das declarações foram enviadas até o início de abril.
Em 2012, não está sendo diferente. O último balanço divulgado pela Receita Federal mostra que, até a última sexta-feira (30), 5,5 milhões de declarações tinham sido enviadas. Pouco mais de 20% dos 25 milhões de documentos esperados.
De acordo com Joaquim Adir, o contribuinte precisa, pelo menos, começar a separar a documentação necessária para o preenchimento da declaração. “Quem não preparou, não deve deixar para a última hora. Se não tiver os documentos e for procurar comprovantes de rendimento, recibos de médico e contas de hospitais no final do prazo terá dificuldades”, disse. Ele lembra que, na pressa, a probabilidade de erros aumenta e, com isso, a malha fina terminará sendo inevitável.