Celebrando o nonagésimo aniversário de nascimento de Leonel Brizola o Canal Brasil, canal 66 Sky/Net, apresenta neste domingo às 16h15m o documentário “Tempos de Luta”, de 93 minutos, lançado em 2007 pelo documentarista gaúcho Tabajaras Ruas. Segundo a sinopse disponibilizada pela emissora a sua exibição no dia em que Leonel Brizola faria 90 anos é para relembrar aos telespectadores do Canal Brasil a trajetória do fundador do PDT. O filme será reprisado nesta quarta-feira às 18h40m.
Na sinopse o Canal Brasil diz que o documentário explica que “Leonel de Moura Brizola desde cedo mostrou uma personalidade forte, pontuada por opiniões e posições bem definidas. O ingresso na vida pública se deu durante a faculdade de engenharia, quando começou a atuar em grêmios estudantis. À época, o país vivia o Estado Novo, período caracterizado pelo regime de Getúlio Vargas. O então presidente foi uma das principais referências de Brizola e o responsável pelo pontapé inicial de sua carreira, além de ter sido padrinho de seu casamento com Neusa Goulart, companheira que o acompanhou por toda a vida.
“A proximidade com o mentor e genro João Goulart; o exílio no Uruguai durante a ditadura militar; os encontros com Fidel Castro e Che Guevara; a idealização dos CIEPs e os embates frente a famosos desafetos são alguns dos temas abordados na produção. Ao longo de mais de 50 anos de vivência política, Brizola foi deputado estadual e federal; prefeito de Porto Alegre; governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro – único a comandar dois estados diferentes – e ainda participou das eleições presidenciais de 1989”. A sinopse não fala que Brizola disputou a presidência em 1994 e, em 1998, foi de vice na chapa de Lula.
O documentário começa com cenas do enterro de Brizola em São Borja, berço do Trabalhismo, onde também estão enterrados Getúlio Vargas e João Goulart.
De imediato, aparece Frutuoso Brizola, irmão, apontando para umas coxilhas: “Lá nasceu Leonel Brizola”. É a partir de Cruzinha, povoado antes vinculado a Passo Fundo (RS) e hoje a Carazinho, que começa a narrativa.
Abrangendo cenas dos principais eventos que marcaram a trajetória de Brizola, “Tempos de Luta” reúne 27 depoimentos de familiares, companheiros e lideranças políticas que conviveram com Brizola, entre os quais Luís Carlos Prestes, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff, Jarbas Passarinho, o jornalista Flávio Tavares e Mário Soares, ex-presidente do Portugal.
Essas vozes se unem a de Brizola (através de entrevistas de arquivo, das mais diversas fontes, uma boa parte pertencente aos arquivos do PDT, administrados por Iran Lyra), já que ao longo do filme o próprio Brizola se transforma em narrador e condutor de sua história.
Tabajara Ruas, cineasta e escritor, ressalta que “a história de Brizola é uma aventura humana tão tumultuosa e bela que preferimos narrá-la quase em surdina, sem ênfases. Preferimos ouvir os protagonistas da história e deixar que as suas vozes contem a grande aventura.” A partir de mais de 40 horas de material, os roteiristas Sergio Gonzáles (também autor do argumento), Tabajara Ruas e Rogério Brasil Ferrari (também co-diretor) montaram o filme que tem 93 minutos de duração. Narrações na voz de Magda Beatriz, complementam os depoimentos. O filme também é construído com fotos, ilustrações de quadrinhos, filmes de época e dramatizações. A produção cultural é Extensão Comunicação e a realização da Walper Ruas Produções.